O Dia das Bruxas surgiu há dois mil anos quando povos celtas festejavam o fim do verão, o início do Ano-novo e as fartas colheitas. Sua comemoração original chamava-se Samhain, também conhecida como o Dia das Almas, na noite de 31 de outubro.
No mundo moderno, o Halloween começou a ser festejado em XIX, quando irlandeses implantaram a festa nos Estados Unidos. A data virou uma tradicional festa infantil na qual crianças se fantasiam e pedem doces de casa em casa, dizendo : "Trick-or-Treat" (travessuras ou gostosuras).
A animação é tanta que o dia 31 de outubro se tornou um grande feriado nos Estados Unidos, quando o comércio registra um alto volume nas vendas, superior somente ao da época de Natal.
Fonte: http://www.pratofeito.com.br
quarta-feira, outubro 31, 2007
Dia das Bruxas!Saiba como surgiu
Postado por -Flor do Campo às 3:46 PM 0 comentários
Marcadores: Curiosidades
sábado, outubro 27, 2007
Mais frases...
O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte. Friedrich Nietzsche
O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade. Albert Einstein
O mundo é um espelho: se sorrires para ele, ele sorrirá para ti. Gustave Le Bonn
Quando morremos, nada pode ser levado conosco, com a exceção das sementes lançadas por nosso trabalho e do nosso conhecimento. Dalai Lama
Quando é necessário mudar? Antes que seja necessário. Claus Muller
Qualquer pessoa pode ter conhecimentos: mas a arte de pensar é o dom mais escasso da natureza. Frederico II
Qualidade significa fazer certo quando ninguém está olhando. Henry Ford
Fonte: www.eurooscar.com
Postado por -Flor do Campo às 8:26 PM 1 comentários
Marcadores: frases
Shakespeare
Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar, que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!
William Shakespeare
Postado por -Flor do Campo às 8:15 PM 1 comentários
Marcadores: frases
terça-feira, outubro 23, 2007
As bolas de Sabão
As bolas de sabão que esta criança
Se entretém a largar de uma palhinha
São translucidamente uma filosofia toda.
Claras, inúteis e passageiras como a Natureza,
Amigas dos olhos como as cousas,
São aquilo que são
Com uma precisão redondinha e aérea,
E ninguém, nem mesmo a criança que as deixa,
Pretende que elas são mais do que parecem ser.
Algumas mal se vêem no ar lúcido.
São como a brisa que passa e mal toca nas flores
E que só sabemos que passa
Porque qualquer cousa se aligeira em nós
E aceita tudo mais nitidamente.
Alberto Caeiro
Postado por -Flor do Campo às 6:02 PM 0 comentários
Marcadores: Poesia
sábado, outubro 20, 2007
Personagem de 'Harry Potter' é gay
A escritora JK Rowling, autora da série Harry Potter, revelou que um dos personagens de seus livros - o diretor da escola de Hogwarts, Albus Dumbledore - é gay.
A revelação foi feita a uma platéia que lotou o Carnegie Hall, em Nova York, para vê-la em sua turnê pelos Estados Unidos.
Quando a sessão chegou ao momento das perguntas do público, um dos presentes perguntou à escritora se o personagem havia encontrado "o verdadeiro amor".
"Dumbledore é gay", foi a resposta de JK Rowling, que foi além: disse que o personagem havia se apaixonado por seu rival Gellert Grindelwald, e ficado "terrivelmente decepcionado" com a paixão.
"Apaixonar-se pode nos cegar", disse a escritora. Segundo ela, o amor de Dumbledore por Grindelwald, que derrotou em uma batalha mortal do bem contra o mal, foi "sua grande tragédia".
JK Rowling contou ao público que fez a revelação ao diretor de cinema David Yates, que está a cargo de filmar o sexto filme da série, Harry Potter e o Enigma do Príncipe. O script do filme, que será lançado no ano que vem, fazia referência a uma garota que se interessava por Dumbledore.
Sites de fãs de Harry Potter já vinham especulando sobre a sexualidade do personagem, cujo passado pouco se conhece.
JK Rowling disse que as revelações sobre o diretor da escola de Hogwarts devem piorar a imagem de seu livro junto a grupos católicos, que já a acusam de promover a prática de bruxaria. A escritora disse que vê sua obra como "um argumento a favor da tolerância".
O sétimo volume da série que deu notoriedade a JK Rowling, Harry Potter e as Relíquias da Morte, vendeu 11 milhões de cópias em 24 horas e bateu o recorde de seus antecessores.
Fonte: Uol
Postado por -Flor do Campo às 12:30 PM 1 comentários
Marcadores: Curiosidades
segunda-feira, outubro 15, 2007
Desejo de comer chocolate por vir de Bactérias...
Estudo viu diferenças entre organismo de chocólatras e de quem não come esse doce.
Variações seriam explicadas por tipo de micróbio no trato intestinal de cada pessoa.
Se aquele desejo incontrolável de comer chocolate às vezes parece estar vindo do fundo das suas entranhas, é porque ele talvez surja lá mesmo. Um pequeno estudo acaba de ligar um tipo de bactéria que vive no sistema digestivo das pessoas à vontade de comer chocolate. Embora todas as pessoas tenham uma vasta comunidade microbiana em seu intestino, as viciadas em chocolate aparentemente têm colônias especiais de microrganismos em seu corpo.
E a mesma coisa pode acontecer com outros tipos de alimento. Se a idéia estiver correta, pode surgir daí um caminho para tratar certos tipos de obesidade mudando a composição dos trilhões de bactérias que ocupam os intestinos e o estômago. É o que diz Sunil Kochhar, co-autor da pesquisa na revista científica "Journal of Proteome Research".
Kochhar trabalha no Centro de Pesquisas Nestlé, em Lausanne, na Suíça. O estudo foi financiado pelo fabricante de produtos alimentícios Nestlé SA, mas não é parte de um esforço para levar as pessoas para o lado negro do cacau, diz Kocchar. Aliás, a pesquisa sofreu um atraso porque os pesquisadores precisaram de um ano para achar 11 homens que não comem chocolate.
Kochhar comparou o sangue e a urina desses 11 pacientes, que ele considera "esquisitos" por sua indiferença ao derivado de cacau, com outros 11 homens que comem chocolate diariamente. Todos eram saudáveis, não sofriam de obesidade e comeram a mesma comida durante cinco dias.
Os pesquisadores examinaram os subprodutos do metabolismo no sangue e urina dos pacientes e descobriram que várias substâncias apresentavam diferenças significativas entre os dois grupos. O aminoácido glicina estava mais presente nos amantes de chocolate, enquanto a taurina (ingrediente ativo das bebidas energéticas) era mais comum entre os que não comem chocolate. Os chocólatras, além disso, tinham níveis menores do colesterol ruim, ou LDL.
Os níveis de várias das substâncias específicas que são diferentes entre os dois grupos costumam estar ligados a diferentes tipos de bactérias, de acordo com Kochhar. Ainda resta saber, no entanto, se são as bactérias que causam o desejo de chocolate ou se, no começo da vida, as dietas das pessoas mudaram as bactérias de seu trato intestinal, e elas, por sua vez, teriam reforçado as escolhas alimentares.
A relação entre as bactérias do intestino e o comportamento humano é um tema quente de pesquisa nos últimos tempos. Estudos recentes mostraram que os micróbios mudam quando as pessoas perdem peso, diz Sam Klein, especialista em obesidade da Universidade Washington em Saint Louis (Estados Unidos).
Uma vez que os micróbios interagem com o que as pessoas comem, faz sentido imaginar que haja uma conexão entre eles e os desejos de consumir certos tipos de alimento, diz Klein, que não fez parte do estudo de Kochhar. Para J. Bruce German, professor de química dos alimentos da Universidade da Califórnia em Davis, a pesquisa faz tanto sentido que as pessoas deveriam ter pensado em algo parecido antes.
Para Kochhar, o importante é continuar a estudar a relação entre dieta e microrganismos. "Se conseguirmos entender essa relação, podemos achar maneiras de direcioná-la da maneira certa", aposta ele.
Fonte: Portal G1
Postado por -Flor do Campo às 4:52 PM 2 comentários
Marcadores: Artigos Interessantes
quinta-feira, outubro 11, 2007
Citação de Einstein
Vale a pena ver o vídeo abaixo, vai abrir seus olhos à uma realidade que você desconhece pois não lhe é mostrada, por motivos principalmente econômicos.Os governantes não querem que você se informe, que você tenha personalidade.Isso pode gerar instabilidade em alguns setores, além do que uma transformação ideológica nunca foi bem-vinda, desde o começo dos tempos.
Quanto mais "robôs", melhor para se manipular uma sociedade inteira, principalmente se ela for ignorante.
Vídeo: Meet yout Meat-Legendado em Português
Postado por -Flor do Campo às 7:46 PM 2 comentários
Marcadores: frases, Vegetarianismo/Saúde
terça-feira, outubro 09, 2007
O poder mental das palavras
Para cada "má" idéia que se forma na mente, existem "boas" fórmulas verbais que a desativam. Isto acontece porque as palavras são muito mais que meros grupos de letras que têm um significado e fazem parte de um discurso: podem ser autênticas vacinas e antídotos para o negativismo psicológico e o conseqüente mal-estar emocional.
Faça o teste: ao repetir a palavra "paz" você ficará mais relaxado e, se disser "guerra" várias vezes, estará nervoso. A razão é o fato de as palavras terem um efeito poderoso sobre as emoções - tanto que podem modificá-las.
Uma das melhores ferramentas para neutralizar os pensamentos que causam mal-estar é elaborar e utilizar uma série de fórmulas neurolinguísticas ou "frases antídoto", carregadas de emoções positivas e que ajudam a criar um ambiente bom.
Os pensamentos negativos, que tendem a gerar ódio, medo, desconfiança, ira e outros sentimentos ruins, podem ser eliminados porque se baseiam em programações mentais tóxicas registradas no cérebro em nossos primeiros anos de vida.
"Copiamos modelos, crenças, formas de olhar, pensar, opinar e sentir de pessoas que admiramos e imitamos na infância, como pais, educadores e amigos", afirmou o psicoterapeuta José María Doria, diretor da Escola Transpersonal, na Espanha.
Os programas tóxicos são ativados de forma automática e reativa. Trata-se de uma associação no cérebro, diante de um estímulo determinado e do qual nem sempre temos consciência - é como ver uma pessoa que nos lembra alguém com quem não nos damos bem, ou um cachorro parecido com outro que nos mordeu.
"A ativação de um pensamento prejudicial traz uma interpretação negativa e depressiva do que está ao nosso redor. Isso não nos deixa relaxar e faz com que não gostemos de nós mesmos", apontou o especialista.
Ao mudar a idéia, há uma mudança de ação
Para conseguir se libertar dos pensamentos ruins que inundam a mente, é preciso buscar as palavras ou conceitos que representem o oposto do pensamento negativo. Elas neutralizarão este efeito e ajudarão a desenvolver um novo programa mental no inconsciente.
O processo de reprogramação consta de seis fases básicas:
1. Construa suas frases positivamente, com base em afirmações e sem mencionar a idéia que quer neutralizar, e também em tempo presente: o correto é "tenho confiança na vida", em vez de "não terei medo de nada".
2. Repita várias vezes a fórmula, inclusive diante de outras pessoas. Embora você não acredite de início ou ouça de outros que fazer isso é uma loucura, bobagem ou pretensão desmesurada, verá como a nova idéia irá se instalando em sua mente.
3. Pronuncie mentalmente ou em voz alta as frases selecionadas quando estiver sob ataque de determinados pensamentos, concentrando-se no positivo e evitando que o negativo aja contra você.
4. Durante 40 dias, escreva suas frases positivas a cada manhã: leve em conta que a linguagem cria a realidade e é uma enorme ferramenta para programar seu inconsciente - que se modifica graças às repetições.
5. Ao longo de cada dia, observe as ações que estejam de acordo com seus novos pensamentos e detecte os sintomas, às vezes sutis, da mudança de conduta, impulsionados por sua nova forma de usar a cabeça. Quem cultiva um sentimento colhe uma ação no mesmo sentido.
6. À noite, pergunte para você mesmo: "Em que progredi hoje?" Tome consciência das três ou quatro ações destinadas a expressar os novos pensamentos que você está semeando e aproveite-os: isto forma sua nova "programação mental".
A frase "O que pensarão de mim" não resiste a outras como "Evito fazer suposições que são apenas projeção dos meus complexos e histórias pessoais. Deixem-nos pensarem o que quiserem. Faço coisas que são bem recebidas pelos outros. Sou único no Universo, diferente de todos os demais e, portanto, tenho de ser eu mesmo".
Outro exemplo: o pensamento "E se me sai mal?" pode ser desativado com a seguinte repetição: "Cada obstáculo é uma forma de ajustar o rumo, a fim de que a travessia seja um êxito. A cada momento vou enfrentando os problemas que surgem. Sigo adiante sem me paralisar ou desistir ante a possibilidade de algo ir mal. Quando chegar o momento da dificuldade, minha mente estará mais preparada e estarei em outra situação. O que hoje me parece impossível daqui a algum tempo não será mais".
Por Daniel Galilea-Yahoo Notícias
Postado por -Flor do Campo às 5:36 PM 0 comentários
Marcadores: Artigos Interessantes
domingo, outubro 07, 2007
Como controlar a tensão pré-prova
"Por isso é importante que sejam realizados no decorrer da preparação vários simulados iguais à prova que ele irá fazer para deixá-lo mais calejado. Assim o aluno aprende ao longo do processo onde ele tem mais facilidade, o tempo gasto em cada questão, e fica mais preparado e tranquilo para o dia do concurso."
Para Adalberto Pinto, professor de técnicas de estudo do curso Central de Concursos, em São Paulo, a ansiedade gerada por conta da expectativa de passar no concurso é prejudicial e faz com que o candidato não tome decisões corretas na hora da prova.
Segundo ele, um dos fatores que pode gerar ansiedade e frustração é o candidato decidir estudar matérias novas nos dias que antecedem o exame. "Não adianta atirar para todos os lados nos últimos dias. Deve-se passar por temas recorrentes de provas anteriores, como a crase, por exemplo, para se certificar de que aquilo está consolidado na mente".
De acordo com Pinto, na véspera da prova, o estudante deve se focar no lado prático do concurso. Ele aconselha o candidato a visitar o local do exame para calcular o tempo que levará até a escola e evitar chegar atrasado para a prova. Outra recomendação é ler os pontos do edital referentes à prova para calcular quanto tempo terá para cada questão e o peso de cada matéria.
Outro conselho de Pinto é separar todo o material necessário para o exame, como canetas, lápis, documentação exigida e até a roupa que será usada. "O candidato tem de ir com uma roupa que o deixe confortável quando ele estiver na sala de aula e que contemple possíveis mudanças de temperatura, tanto para o frio como para o calor".
Pinto diz ainda que é importante o candidato levar água. "Ele até pode sair da sala para tomar água, mas o tempo que ele vai perder para isso pode ser decisivo na prova". O professor recomenda ainda comer moderadamente na última refeição da véspera e dormir cedo para acordar bem disposto no dia do concurso.
A psicanalista e neurocientista Nanci Azevedo Cavaco diz que o fator emocional pode comprometer o desempenho dos candidatos e até ocasionar o tão temido "branco" na hora do exame. E muitas vezes, segundo ela, a tensão é gerada pela autocobrança, que aumenta a pressão pelo bom desempenho. "Muitas vezes os candidatos menos preparados se saem melhor que os que estudaram mais para a prova porque ficaram menos tensos e tiveram maior capacidade de discernimento", diz.
Nanci desenvolve treinamentos para melhorar a capacidade mental e atende candidatos na Academia do Cérebro e no curso preparatório para concursos Companhia dos Módulos, no Rio de Janeiro. Além disso, ela é autora do livro "Turbine seu cérebro para passar em concursos", da Editora Ferreira. Nos atendimentos, ela tenta identificar as dificuldades de cada aluno e o que ele precisa fazer para melhorar desde a memorização até a ansiedade.
Segundo a psicanalista, o medo gera no candidato um estado alterado que acaba distorcendo a percepção, a capacidade de raciocínio e o rendimento na prova. Por isso, ela ressalta a importância do pensamento positivo antes e durante as provas. "O candidato tem que se comportar como alguém que tem capacidade para passar porque se ele pensar que vai ter dificuldades num determinado setor essas dificuldades acabam acontecendo por associação".
Para Carlos Alberto de Lucca, coordenador geral do Siga Concursos, em São Paulo, os candidatos devem evitar estudar nas vésperas das provas. "Geralmente o candidato já se preparou por um longo tempo, e se ele for estudar nos últimos dias, vai reparar mais naquilo que ele não sabe e isso aumenta a tensão. Por isso, é necessário procurar fazer coisas que dêem prazer a ele para deixá-lo tranquilo".
Lucca indica que ele visite lugares diferentes e até faça uma viagem para mudar de ambiente. Mas, se o candidato achar necessário continuar se preparando na última semana, o coordenador recomenda que sejam revisados os resumos e anotações para lembrar dos pontos principais. "Nem pensar em pegar em livros novos".
Fonte: Portal G1
Postado por -Flor do Campo às 6:48 PM 0 comentários
Marcadores: Artigos Interessantes
quinta-feira, outubro 04, 2007
Dicas de Português 1
A questão não tem nada haver
ou
a ver com você?
A forma das locuções é não ter nada (ou ter tudo) a ver (ou que ver) com ... Usa-se também de forma absoluta: ter tudo a (que) que, não ter nada a (que) ver. São coloquialismos brasileiros, pouco presentes na linguagem escrita.
Favoreceu ao
ou
favoreceu o amigo?
Favorecer dispensa a preposição: Favoreceu o amigo; A decisão favoreceu os jogadores.
Comprova-se a desnecessidade da preposição transpondo-se a frase para a voz passiva – O amigo foi favorecido –, o que não seria possível se a preposição fosse obrigatória.
Meu óculos quebrou
ou
Meus óculos quebraram?
Têm-se vulgarizado no português coloquial brasileiro as formas meu óculos, um óculos, o que constitui discordância de número. Assim, segundo a norma culta da língua portuguesa, são corretas as formas: Meus óculos quebraram; Aquela loja vende uns óculos bons; Encontrou um par de óculos.
Atividades muito prazeirosas
ou
prazerosas?
O sufixo -oso (“pleno, cheio de”) liga-se diretamente ao radical, prazer, nada justificando o aparecimento do -i-: Atividades prazerosas. A pronúncia prazeiroso se deve a analogia indevida com palavras como cheiroso, na qual o i já aparecia na palavra primitiva.
O mesmo vale para o advérbio: prazerosamente.
Mais dicas em Breve...
Fonte: Curso Objetivo
Postado por -Flor do Campo às 7:06 PM 0 comentários
Marcadores: Dicas de Português
quarta-feira, outubro 03, 2007
O que é ser Vegetariano?
A população mundial está cada vez mais preocupada no que diz respeito à alimentação saudável.
O vegetarianismo vem ganhando cada vez mais adeptos mundo afora.Ele é, antes de tudo, filosofia de vida.
O regime vegetariano não é exclusivamente vegetal e seu nome não se origina de alimentação vegetal e, sim, do latim vegetus que significa "forte", "vigoroso", "saudável".
Existem vários motivos que levam as pessoas a não consumirem carne de animais.Eles podem ser ideológicos (pelo sofrimento e o sacrifício de vidas animais), motivados pelo desejo de ter uma saúde melhor, ou ainda pelo meio-ambiente, que é beneficiado quando deixamos de comer carne.
Nossa sociedade é presa a amarras medievais, e envolta em preconceitos medíocres.Muitos discriminam os vegetarianos, simplesmente por eles não seguirem o que foi ditado há séculos e a maioria não questiona: “O ser humano necessita de carne.”
Sabe-se porém, que a espécie humana é uma das únicas que têm o privilégio de escolher seu alimento, sem que isso signifique deficiência nutricional.
As diferentes formas de vegetarianismo
A inclusão ou a exclusão dos produtos derivados de animais (ovos e lácteos) determina o tipo de vegetarianismo adotado.
Para conhecer os tipos de vegetarianismo, clique aqui
Exemplos de alimentos consumidos por Vegetarianos:
-Cereais: arroz, trigo, centeio, milho, cevadinha, aveia, pães, macarrão...
- Leguminosas: todos os feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha...
- Oleaginosas: nozes, amêndoas, pistache, macadâmia, sementes (girassol, abóbora, gergelim)...
- Amiláceos: inhame, batata, cará, mandioca, mandioquinha, batata doce...
- Legumes: abobrinha, chuchu, pimentão, berinjela ...
- Verduras: couve, rúcula, agrião, acelga, mostarda, escarola ...
- Frutas: caqui, banana, manga, maçã, pêra, figo, uva, melancia...
Dicas:
Procure variar os grupos de alimentos ingeridos.
Dê preferência ao uso de alimentos integrais.
Não passe fome! Ninguém consegue comer só salada. A salada é um complemento.
E o principal: Siga sua consciência sem se preocupar com a “massa”.Você não precisa ser só mais um no meio da multidão.
Fontes pesquisadas:
www.vegetarianismo.com.br
http://www.svb.org.br/folhetos/Oqueeservegetariano.htm
O texto é de autoria da autora do blog.
Postado por -Flor do Campo às 4:43 PM 0 comentários
Marcadores: Vegetarianismo/Saúde
segunda-feira, outubro 01, 2007
Rabiscos e Seus Significados
Certamente alguma vez você já se deparou com alguém fazendo algum rabisco qualquer ao falar ao telefone, por exemplo.Talvez você também tenha este hábito, e não saiba que estes rabiscos que são aparentemente banais podem indicar seu estado de espírito.Veja os mais comuns:
ESPIRAIS: Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma.
FLORES: Se você vira e mexe desenha flores, é uma pessoa sensível. Seu jeito meio maternal deve fazer muito sucesso entre sobrinhos e primos menores.
SETAS: Desenhar setas indica idéia fixa. Se elas apontarem para baixo ou para esquerda, falam de alguma coisa que passou. Se apontarem para a direita, indicam futuro. Se as setas apontarem para cima, você deve estar entediado(a) e é bom se programar direitinho para o próximo fim de semana.
OLHOS: Você é curioso(a) ou está procurando alguma solução para um problema se desenhar olhos. O sentido do olhar também é importante: Para a esquerda, indica algo no passado; para a direita, mira o futuro. Se você tiver desenhado olhos fechados, é provável que não esteja querendo enfrentar uma situação ou não queira admitir algo cruel sobre si mesmo.
CÍRCULOS: O hábito de desenhar círculos indica que você é uma pessoa que se completa, mas gosta de passar bastante tempo com as pessoas. No entanto, se são vários círculos que se sobrepõem, você gosta de ficar na sua. Pode ser, também, que esteja tentando guardar um segredo. Se você costuma completar o círculo cuidadosamente, deve já ter-se dado mal ao se abrir com os outros e, agora, tenta se fechar mais.
CARAS E BOCAS: Tudo indica que se sinta bem ajustado(a) ao seu mundo. As expressões dessas figuras que surgem do nada também revelam como você está se sentindo. Ou seja: quem está contente desenha pessoas felizes. Se em vez disso, o que surgem no papel
são figuras esquisitas, fantasmas, algo deve estar "pegando" na sua vida.
NOMES: Se você não pára de escrever seu próprio nome, pode ser um jeito inconsciente de demonstrar que está triste ou se sentido rejeitado(a) pelos outros. Mas pode também significar que você anda muito preocupado(a) consigo mesmo e, que nesse momento, nada mais importa.
CUBOS: Desenhar cubos revela uma pessoa que nada tem de preguiçoso(a) . Pelo contrário: você é criativo(a), motivado(a) e gosta de pôr a mão na massa, de participar. Desenhar um cubo dentro do outro demonstra frustração com alguma coisa ou alguém.
ESTRELAS: Rabiscar estrelas é um sinal de ambição, de que você tem objetivos bem definidos na sua cabeça. Se as estrelas forem simétricas, você sabe analisar as situações, é curioso(a) e seguro(a) de si. Já as estrelas disformes, assimétricas, indicam que você tem muita energia mas não sabe bem como usá-la.
CASAS: Desenhar casas significa estar se sentindo bem no lugar onde se vive. Uma casa aponta para uma sensação de conforto, paz com a família, mesmo que algumas brigas com os irmãos pareçam dizer o contrário. Mas se a casa não tiver janelas nem portas, isso pode indicar uma sensação de pouco espaço.
LINHAS: Linhas retas são feitas por quem é entusiasmado, objetivo, e vai direto ao ponto. Linhas em ziguezague ou que se cruzam várias vezes indicam que alguma coisa mexeu muito com você, mas sua opção é não pôr o dedo na ferida. Ao menos por enquanto.
ONDAS: Você está pronto para mergulhar em alguma coisa nova, que pode mudar a sua vida. Ondas lembram movimento, expectativa de uma oportunidade especial ou desejo de cair fora, rapidinho.
Recebido por E-mail e revisado por Raquel
Postado por -Flor do Campo às 5:58 PM 0 comentários
Marcadores: Curiosidades
Mudanças na Educação...
Uma das melhores notícias para a educação brasileira é a crescente sofisticação dos exames para entrar nas faculdades, exigindo mais reflexão e menos decoreba. Deve-se comemorar a mudança porque, afinal, os ensinos médio e até fundamental passam a estimular cada vez mais um currículo centrado na visão crítica do aluno e em sua capacidade de associar idéias e informações, conectadas a questões concretas.
A USP acaba de divulgar sua intenção de fazer vestibulares seriados; ou seja, o estudante vai enfrentar três provas, uma ao fim de cada ano do ensino médio. Mais uma vez, se cobrará reflexão, o que exige formação geral. É o fim da mediocridade dos cursinhos e dos professores que ensinam matérias sem nenhuma ligação com outras matérias e, muito menos, com o cotidiano.
O que está em jogo não é fazer bons alunos, mas bons profissionais, capazes de sobreviver num mundo de inovações cada vez mais velozes e no qual se demanda a habilidade da auto-aprendizagem. O problema é que, muitas vezes, os professores estão longe, muito longe, do mercado do trabalho, e ficam ensinando coisas inúteis; seu poder deriva não da relevância do que ensinam, mas da nota e do vestibular.
Os novos vestibulares estão desmontando esse poder. O papel do professor deve ser o de gerenciador de curiosidades. Até porque todo o conhecimento disponível já está na internet.
Empanturrar a criança e o jovem com informações sem contextualização e, pior, sem que os alunos sejam protagonistas, é uma fórmula infalível para produzir, no presente, um ser humano infeliz diante dos prazeres da descoberta intelectual e, no futuro, um trabalhador incompetente. Ou um desempregado.
Gilberto Dimenstein-Folha Online
Postado por -Flor do Campo às 2:51 PM 0 comentários
Marcadores: Artigos Interessantes