domingo, setembro 16, 2007

A vida e suas Origens

Somos nós as únicas criaturas no Universo que pensam sobre sua origem e evolução, ou existiriam outras formas de vida inteligente entre as estrelas?

A origem da vida e a existência de vida extraterrestre vêm sendo focalizadas nos noticiários com grande intensidade desde os anos 1950, mas de forma crescente nos últimos anos, com a possível detecção de vida microscópica em Marte, através dos possiveis restos de nanobactérias no meteorito ALH84001, e da existência de água em forma de oceanos, sob uma manta congelada, na lua Europa de Júpiter.

Europa Interior
Qual é a origem da vida? O que diferencia seres vivos de simples matéria orgânica? No contexto de evolução cósmica, a vida resulta de uma sequência natural de evolução química e biológica da matéria pré-existente, regida pelas leis físicas. A regra fundamental é que os seres vivos são organismos que têm metabolismo, se reproduzem, sofrem mutações, e reproduzem as mutações, isto é, passam por seleção cumulativa. Já a vida inteligente requer mais de uma centena de bilhões de células, diferenciadas em um organismo altamento complexo e, portanto, a seleção natural cumulativa requer um longo tempo.



Fonte: Aqui

2 comentários:

Luis Ferreira disse...

Obrigado pela visita ao Mar de Sonhos. Vim retribuir a mesma

Bjs

Pepe Luigi disse...

Ola Raquel
Este assunto que muito oportunamente traz nesta sua postagem é de saudável discussão:
Os conceitos de vida e científicos (leis da física, biológicos, etc.) são moldes apenas concebidos no seio do nosso planeta Terra.
Começando pelo peso molecular que um objecto ou pessoa apresenta em cada planeta do nosso sistema solar, assim a forma de "vida" num determinado planeta pode não corresponder ao nosso conceito de onde houver vida tem de haver água. Poderá eventualmente existir outros tipos de fluidos que não necessariamente a agua e o ar. Paralelamente o conceito de inteligência e aparência física deverá ser adaptada respectivamente.

Gostei muito de passear pelo seu blog.

Pepe